Firmo Mendes de Queiroz, paulista de Sorocaba, estabeleceu-se às margens do Rio Coxim em 1883, em uma localidade chamada São João do Capanema — nome dado em devoção a São João e em homenagem ao Barão de Capanema. Firmo teve papel fundamental na formação da colônia, doando terras e fornecendo suprimentos aos primeiros colonos.
Em 1896, iniciou-se a colonização organizada com imigrantes europeus — ucranianos, poloneses, alemães, italianos, entre outros — que se fixaram nas 41 linhas coloniais demarcadas. Apesar das dificuldades iniciais, a dedicação dos imigrantes foi essencial para o desenvolvimento do município.
Em 1906, foi criado o município de Prudentópolis, tornando-se independente de Guarapuava. O nome Prudentópolis foi escolhido pelo diretor da colônia, Cândido Ferreira de Abreu, em homenagem ao presidente Prudente de Morais.
Com o tempo, o município destacou-se na produção agrícola, especialmente de feijão preto, fumo, soja, erva-mate, milho, além de frutas como maracujá e morango.
Prudentópolis é conhecida por preservar sua herança cultural, especialmente a tradição ucraniana, visível no idioma, nas festas típicas, na religião, culinária, produtos coloniais e artesanatos.
Localizado no sudeste do Paraná, o município tem 49.393 habitantes e área de 2.247,14 km² (IBGE, 2022).
Atualmente, Prudentópolis é um dos principais destinos turísticos do Paraná, sendo chamada de Terra das Cachoeiras Gigantes e Ucrânia Brasileira. O destino oferece atividades de lazer, aventura, trilhas, banho de cachoeira, pratos típicos ucranianos, produtos típicos como a cracóvia e o mel, além dos belíssimos artesanatos. Além disso, no turismo religioso vale o destaque para o Caminho de São Miguel Arcanjo, um caminho de peregrinação que vem ganhando importância no cenário nacional.
História
06/05/1852 ~ 17/09/1911
Paulista, Firmo Mendes de Queiroz chegou ao Paraná ainda jovem, fixando-se em Guarapuava e, no ano de 1883, em São João do Rio Claro (Prudentópolis), com a esposa Emília e os filhos. Espírito bandeirante, começou a desbravar o local, abrindo casa de comércio à margem da rústica estrada que demandava à Serra da Esperança e ao Oeste. Hospitaleiro, manteve relações de amizade com o Barão de Capanema, que construía a linha telegráfica, o que o fez mudar o nome de sua sesmaria para São João do Capanema. Disponível e idealista, vislumbrou a construção de uma cidade nas terras que eram suas, doando-as para esse fim, após construir uma capela dedicada a São João Batista. Estas terras são hoje a cidade de Prudentópolis.
História
08/12/1865 ~ 22/05/1938
Nasceu em Joinville, SC, e estabeleceu-se na Vila de São João do Capanema (Prudentópolis) como comerciante. Filho de Jeronymo Durski, professor emérito no Paraná, formado no Seminário Real Católico do Reino da Prússia, era pessoa culta e benquista pela comunidade. Hábil intérprete, dominava pelo menos quatro idiomas: Português, Polonês, Ucraniano e Alemão. Amigo da ciência e do progresso, foi o nome escolhido para exercer o mandato de primeiro prefeito do município em 1906, reeleito em 1912. Em sua gestão, preocupou-se em realizar importantes obras, como a instalação da primeira usina hidrelétrica e a urbanização da nascente cidade. Faleceu em Prudentópolis e seus restos mortais repousam no cemitério municipal. O monumento foi idealizado pela Prefeitura Municipal de Prudentópolis, inaugurado no dia 05 de agosto de 2022, na Praça Coronel José Durski, e foi criado pelo artista plástico Elvo Benito Damo.
História
Homenagem aos Ex-Combatentes Prudentopolitanos da FEB – Força Expedicionária Brasileira, que lutaram na II Guerra Mundial iniciada em 1944 na Itália.
O monumento foi idealizado pela Prefeitura Municipal de Prudentópolis, inaugurado no dia 05 de agosto de 2022 e foi criado pelo artista plástico Elvo Benito Damo.